Thursday, September 06, 2007

4 Setembro

Primeiro, tivemos que gramar com os Lords... quase até à tentativa de suicídio...

E depois... vieram os Blasted!!!





















Este era o estado dos nossos pézinhos, no fim do concerto... perto das 3 da manhã...
E depois fomos à bifanas, que também somos seres humanos. Pouco vegetarianos, em certas circunstâncias, porém...





Monday, September 03, 2007

Como se tornar num feroz Viking em menos de meia hora.


Comece por juntar os ingredientes: 2 dentes de alho, sal, um ramo de coentros, pão alentejano, azeite e alguns ovos.
Ponha o avental e, se estiver virado para esse lado, um barrete à chef.
Aí já deixa de caminhar vigorosamente para Viking, e passa mais a saltaricar alegremente em direcção a outras paragens mais cor-de-rosinha. Não o aconselho. Quando der por ela, já está agarrado a um aspirador.
Voltemos à estratégia para acelerar o processo de transformação…
Pegue num almofariz, deite lá para dentro os alhos, sal e os coentros e faça uma papa. Se calhar, é melhor uma tigela.
Depois, raspe esta papa para o fundo de uma terrina, juntando3 a 4 colheres de sopa de azeite.
Deite-lhe água a ferver, suficiente para embeber as sopas, e ficar ainda algum caldo.
Retempere de sal, se necessário, junte o pão cortado à mão aos bocados e atabafe (???) por alguns momentos.
Escalfe alguns ovos na mesma água, colocando-os numa concha da sopa e deitando-os com muito jeitinho, é o que diz o Bruno, helvético veterano!
Ele também aconselha que acompanhem isto com um vinho verde, suave, tipo Gazela, ou Lagosta. Bem fresquinhos.
Fica de estalo com peixe frito.
Para os mais fraquinhos, isto chega perfeitamente, mas se forem meninos de mais fibra, isto é só o começo!
A aproveitar o que ainda sobra mas garrafitas abertas, podem encaixar aqui qualquer coisinha na onda do marisco.
Conselho do nosso amigo nórdico!

A não ser que sejam alérgicos. Aí têm direito a uma ida ao hospital mais próximo.
Com sorte, em grande estilo!!

O sempre atento e cuidadoso, que além disso tem feito algum exercício para manter o rabo firme, Provedor do Blog indica:
Há que ter em conta que este texto foi escrito imediatamente após a experimentação deste vulcão. É porque resulta. Mas a Gazela deixou-me assim bué relax, e a ver as coisitas aos saltaricos…

PS: Não é o Rebolho, mas podia ser…

Friday, August 31, 2007

Os momentos picantes assim mais recentes da minha vidinha.

Ora, na interminável e sempre estimulante busca de novas e arrebatadoras experiências que não envolvam perder a sobriedade, ficar 2 horas a falar para uma pia e passar uma vergonha a altas horas da madrugada frente a uma médica de um qualquer país de leste no Hospital de Santarém, a audaz porém graciosa autora deste blog resolveu trazer para o recato do seu lar uns tais de iogurtes líquidos que anunciam uns explosivos”momentos spicy”.
Para mal dos meus pecados, tenho o mortífero hábito – há-de ser, um dia – de mordiscar tudo quanto venha dentro de iogurtes, gelados, chocolates… tipo, as bolinhas pequeninas que fazer “crak crak”, estão a ver?
Aliás, uma das definições de Marta é “pessoa que demora para aí 1h e meia a comer um McFlurry com pedacinhos de M’nM’s”.
E estou proibida de atacar as caixas com cereais Muesli.

Então, perguntam energicamente os pertinentes leitores deste blog:
“O que raio tem isso a ver com a história?”
Pensem lá bem.
O que terá andado a pimpilante autora do blog da moda a morder?
Precisamente.
Os pedacinhos que vêm no tal iogurte.

E cogitam os curiosos leitores: “E aquilo realmente pica?”
Ó se pica, caraças!!
Vão lá ver, vão!!

Nota do agora mucho caliente Provedor do Blog (aka autora do blog, que isto não há verba para andar a contratar pessoal):

. Chili: tipo de pimenta originário da América Central, mas agora espalhado de forma perigosamente sugestiva por todo o mundo, é utilizado para fins culinários e, através da desculpa de que serve para fins medicinais, muitas senhoras idóneas obrigam os seus respectivos esposos a engolir, quando os acham com falta de vigor masculino.
Apesar de ser utilizado pelos povos das Américas desde há milhares de anos, os deslavados europeus só o conhecem desde a altura dos descobrimentos, em finais do século XV.
Para ver a diferença que fazem milhares de anos de consumo, é só comparar o Juanes (na imagem) com o Milka, digo, Mika.
Foi trazido – segundo as fontes em que me baseei, ou seja, o pacote onde vinham os tais iogurtes – por um médico espanhol que participou na segunda viagem de Cristóvão Colombo, e que reconheceu os ditos “fins terapêuticos”.
Aqui manifesto uma certa curiosidade académica:
Como é que ele os “reconheceu” à primeira?
Gostaria de saber que tipo de experiências o malandro fez!!

. Chocolate: Teobroma Cacao L.: Inequivocamente estimulante, energético, saboroso, inspirador, deixa, sem dúvida, qualquer pessoa uns graus mais alegres do que antes.
E mais nada!!


10 Agosto - a Festa de Ferrel...

Novamente as Bailarinas... e o resto da banda vestida como algum pessoal lá do sítio onde eu trabalho... Ah, é como levar o trabalho para casa...

Acreditem quando digo que esta foi a mais decente.

E lá estão as Bailarinas da Picanha... ao fundo...


4 de Agosto de 2007

O pessoal que chegou atrasado àquela cena dos camarões e do leitão assado, e da fruta com formas de patos e outros bichos parvos.
Tão lindos que eles estão!!


... o noivo a perguntar qualquer coisa do tipo "Porque é que andam atrás das rãs ali no lago, seus palermas???"
E a bela noiva!!!
Com direito a Éférreá e áquela cena das espadas à saida da igreja!!

Wednesday, August 22, 2007

Estou tããããããão contente!!!


Nasceu ontem, dia 21 de Agosto, às 15h15m, com uns robustos 2950grs distribuídos por 47 cm (matulona!!), algures nas montanhas, a minha sobrinha Bárbara!!!
O que me valeu umas quantas noites sem dormir e uns quantos dias à base de cafeína em doses industriais, mas disso acertamos contas depois!
Bem, depois de receberem o Carneiro Leo lá em casa, a Ana e o Alex mal sabem o que os espera com uma Leoazita!!
Como Bárbara Riana é um nome muito comprido para uma tia babada andar a chamar, aqui em casa vai ser apelidada de Brianna ( B + Riana), se os papás não se opuserem muito violentamente, é claro!
É uma designação irlandesa à altura, e o nome da personagem principal (irlandesa, é óbvio) do livro (calhau) que vou levar à mamã Ana quando lá fôr acima - lá para o fim de Setembro.
E já fui ao mail sacar as fotos!! Que linda!!!!
Vou limpar a baba, esperem aí!!

Friday, August 17, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo sexto.


A Mariana.

Mora no r/c direito, que tem o quintal. É a terra-a-terra, a bruxinha.
Gosta de plantas, ervas, flores, legumes e frutos.
A sua planta preferida – apesar de gostar de todas, é claro! – é a alfazema. Mete sempre um raminho na agenda, ou dentro dos livros preferidos.
Adora as ervas aromáticas, e fica fascinada pelos jardins ingleses com labirintos e relógios de sol enegrecidos pela chuva e pelo tempo, e pelas aromáticas e coloridas hortas mediterrânicas.
Tem prazer em plantar, ver crescer e colher.
Adora fazer experiências culinárias, explorar os aromas e as sensações das cozinhas de vários locais do mundo, desde o frio norte até ao exótico Oriente, da perfumada cozinha das ilhas do Caribe até à intensidade da culinária árabe, da simplicidade da cozinha grega até à veneração dos alimentos que se sente na cozinha mexicana.
A cozinha é o seu castelo, e o quintal o seu reino (quando efectivamente o tiver, é claro!).
Sabe para que servem a maior parte das plantas, de onde vêm e como se utilizam.
Nega, no entanto, qualquer envolvimento numa lenda urbana a circular na Cruz Vermelha do Carregado, que envolve um tal de Caracol, e uma diminuta quantidade de Pau de Cabinda em pó, que passou por “café com muitas borras, porra!”
Lê todos os livros a que deita a mão, com o desejo de aprender técnicas, segredos e sensações.
Segue as leis dos Antigos Celtas, honra a Natureza e emite boas vibrações a tudo quanto é animal ou criancinha com que se cruza no caminho.
Acha que fica muito bem com a colher de pau na mão, a mexer na panela preta, que mais parece um caldeirão. A Sininho também acha.
Sempre que pode, acende velas pela casa toda, mas o Luis vai atrás a apagá-las. Acho que ficou traumatizado por ela ter pegado fogo à abóbora só com uma velinha pequenita…
Está a contar os dias para a Mary Shelley regressar dos Açores, para se juntarem à Índia e fazer licores, sopa de abóbora com maçã, dónetes, doces de fruta e vinagres com ervas lá da quinta em Celorico.
A sua cozinha imaginária assemelha-se a uma cottage irlandesa, onde é muito agradável de se estar, e onde há sempre uma aconchegante chávena de chá (com um gato) à nossa espera.
Quando está inspirada, ouve dezenas de vezes o cd “Etterna”, da Emma Shaplin, e está a torcer para que, um dia, lhe devolvam o cd “Irish Women” que emprestou.
Também tem um gato preto assanhado tatuado na nádega esquerda, e adora gatos nos parapeitos e na horta – acha que ficam muito bem!


Nota da Autora: mais um episódio da Demanda do Jarro Sagrado disponível nas Linhas Desorientadas!

CAPÍTULO 6 – A SAGRADA FARTURA

Mais uma nota da mesma autora, pois claro, em especial para a Sininho:

QUE RAIO DE RIBATEJANA ÉS TU, QUE ME VENS PERGUNTAR A MIM – QUE AGORA FUI PROMOVIDA A NAZARENA… - ONDE ÉQUE RAIO FICA O ALVIELA???

A sério, até o Tim sabe essa. Vou ver Da Weasel contigo, e tu vens ver Xutos comigo, bora?

Monday, August 13, 2007

Em directo para o mundo!


Preocupada com certas manifestações de desarranjos intestinais por parte de algumas pessoas que, apesar de morarem numa ilha paradisíaca ou numa região montanhosa pacífica e saudável, insistem em comer toda a espécie de porcaria (ou será da idade?), resolvi, excepcionalmente, blogar aqui a receita de um docito tradicional português, que, com um bocadinho de sorte, pode até ser feito com fruta biológica e com sabor verdadeiro.
Em especial para as babes espalhadas por esse mundo fora – Ilha Terceira (o Parque de Diversões por excelência dos Açores), Celorico da Beira-Gare, S. João da Ribeira (ao lado da Ribeira de S. João…), Cartaxo, Southport, Carregado, Newark, Cambridge, Torres Vedras e etc –
UMA COMPOTA DE MORANGOS!!
Cá vai!
Ingredientes:
.1 kg de morangos
.1 kg de açúcar branco
.1 c. sopa de sumo de limão OU o puré de duas maçãs reinetas
Preparação:
Depois de bem lavados, põem-se os morangos numa tigela, alternando-os com o açúcar. Deixa-se ficar assim durante duas horas.
Junta-se o sumo de limão ou o puré das maçãs e leva-se ao lume a ferver durante uns cinco minutos. Volta-se a deixar repousar durante mais duas horas.
Leva-se novamente ao lume durante 30 m. a 1h30m, dependendo da acidez dos frutos.
Começa-se a verificar a consistência passados 15 minutos, passando uma colher pela mistura, para ver se esta se "separa".
Se isso acontecer, retira-se um pouco da compota com uma colher e entorna-se . Se cair em pedaços grossos, está pronta para o teste final.
Para efectuar o teste final, coloca-se 1 c. chá da compota sobre um prato que foi ao frigorífico, deixa-se arrefecer um pouco e pressiona-se ligeiramente com o indicador.
Se atingiu o ponto de consolidação, a compota deverá exibir uma pele que enrugará quando pressionada, ou então, se passar o dedo pela compota, esta não deverá voltar a unir-se.
Se o preparado não estiver pronto, volta-se a deixar ferver, testando de 5 em 5 minutos, até estar pronto. Não deixe ferver em demasiado, ou a fruta perderá a cor e ficará com um sabor a caramelo.
Retira-se do lume, coloca-se dentro de frascos, deixa-se esfriar e tapa-se.

DICAS DOS TAIS DE "PROFISSIONAIS":
. Usar fruta sã, fresca e relativamente madura. Neste último caso, pode depender do gosto. Quem tiver amigos com uma quinta, tem uma grande sorte. Regra geral, as de supermercado não sabem a nada; por isso, levantem-se cedinho e vão até ao mercado lá do sítio onde moram.
. Os doces podem ser misturados com o iogurte natural, utilizados como recheio de tortas, ou até mesmo de bolos.
. Frutas habituais em Agosto: bagas e mais bagas – amoras, framboesas, os últimos morangos, arandos, os primeiros arandos-vermelhos, e ainda damascos, pêssegos, nectarinas, ameixas maduras, maçãs, peras, figos e uvas.
Em suma, divirtam-se!
Eu tenho-me visto aflita para encontrar morangos… Parece que foi tudo raptado por extra-terrestres…

Tuesday, August 07, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo quinto.

Uma tal de Inshirah.
A miúda árabe, tipo chamuça relativamente picante.
Fica algo possuída quando ouve pandeiretas. Mete a Shakira a um canto. E é modesta!
Como isto acontece quando está sozinha no recato do lar, tenta muitas vezes, de forma infrutífera, porém, seduzir a gata.
Não é de estranhar que o pobre animalzinho tente fugir de esgalgalhão e chapaduça cada vez que a porta de casa é aberta…
Mete o cd de música árabe que trouxe do curso de Danças Orientais lá do Cartaxo a um volume muito pouco aconselhável ao coração da pensionista que mora no andar de baixo, e está danadinha para ir à Fnac descobrir mais coisas destas totalmente desprovidas das satânicas pan pipes.
Manifesta uma certa tendência para escurecer que nem um mouro cada vez que apanha meia horita de sol.
Tem também um gato preto assanhado tatuado na nádega esquerda, tal como os outros, e venera esta espécie, que considera exótica e misteriosa, tendo uma grande afinidade com os ditos bichinhos.


A propósito, hoje até têm direito a um bónus!
Cá está uma belíssima imagem capturada um dia destes, à noitinha: um auto-retrato da explosiva autora deste blog fantástico antes de ser brutalmente abifada pela gata que mora lá em casa!
Para quem a conhece, sabe que ela dá mesmo a sério – podem perguntar ao Edu…
Mas, de imediato, foi severamente punida, através da célebre técnica de tortura chinesa "vou-te amassar o pêlo e fazer festas na barriguinha"!


Monday, July 30, 2007

E cá estamos de volta!!


Com mais um episódio da "Demanda do Jarro Sagrado"", desta feita:

CAPÍTULO 5 – OS CAVALEIROS DA ORDEM DA CABEÇA DE PORCO

...e a imagem do Bruno, numa destas últimas reuniões familiares, a ser LITERALMENTE seduzido pela torneira da imperial...

...que, tem dias, dá pelo nome de Jánette...

... e mais não digo, que semi-prometi... por agora...

Monday, July 16, 2007

As coisas fixes dos 30 - capítulo 1 - As Crises Existenciais

"De onde venho?"
"Para onde vou?"
"Será que apontei no bloco notas?"
"Será que já é Alzheimer?"
"Porque é que eu vejo tudo a piscar?"
"Terei ingerido cafeína a mais?"
"Ah, espera... Acho que estes miúdos todos aqui à minha frente devem ter alguma coisa a ver..."

Friday, July 13, 2007

And I wonder...

Porque é que, de cada vez que oiço um enérgico "Olarila!", regra geral, interpretado por um jovial pensionista que, por motivos de avançada idade, quase tem desconto de 100% na Multiópticas, soam-me ecoantes no cérebro as campaínhas de um eléctrico desgovernado, quiçá o 28 a descer a alta velocidade pela Voz do Operário abaixo, a acelerar no vermelho e a fazer a curva só com duas rodas na ruela estreita cá de baixo?

Thursday, July 12, 2007

Farfour, és o meu herói!!

Estupidifiquei, no sentido literal, com esta cena...

Mas fiquei pior aquando da primeira aparição do Castelo Branco na Quinta dos Famosos.

http://www.youtube.com/watch?v=gi-c6lbFGC4


É nestas coisas que passamos a achar o avôzinho da Heidi uma pessoa assim... mais normal...

http://www.youtube.com/watch?v=r2vdPrWfjx0


..."despicable terrorists"... foi mesmo boa...

Só faltava lá aquele puto que apareceu nos Gato Fedorento a ver a versão Moonspell do Noddy.

A rubrica cor-de-rosinha do blog da moda


Isto é aquilo que é designado pelo Daniel Nascimento como “uma ilusão de óptica”, e visto pelo Cláudio Ramos como uma conspiração indiana para tornar hiper mega famosa em Portugal uma já bastante célebre actriz da Bollywood indiana!

Cabala essa que inclui toques da música preferida da menina no telemóvel de Cristiano, e um cd com fotos da própria, de oferta ao nosso benjamim!

Tudo na flash!!

Eu tive uma manhã engraçada…

A sério, curti foi o nome da babe…Bipasha!!

Isto dá para uns quantos trocadilhos!!

Não me estou a rir.

A sério!!

… vou só voltar ali à minha máscara de oxigénio…

Sempre atentos!

Gostaria de aproveitar o facto de ser a chefe supra-sumo aqui do blog para me insurgir vigorosamente contra esse flagelo que é a publicidade enganosa!

Basta de criancinhas equivocadas a encher o bandulho de bolicaos e de todas as variedades de kinder só porque diz no pacote que tem não sei que percentagem de leite!

Basta de pensionistas a achar que podem alambazar-se com a carne assada com a linguiça enfiada no meio, que depois é só meter para dentro um danacol que o colesterol abaixa em questão de minutos!

Basta de jovens iludidos com as vantagens do o.b. e do tampax, que tantas situações curiosas têm causado na nossa sociedade! Como aconteceu ao nosso amigo do blog Bio Desagradáveis, nos links aqui ao lado…

Isto para explicar que ontem à tarde, passei num supermercado e, em vez de uma garrafinha de água normal, resolvi experimentar uma aguinha com sabor a limão, apesar da garrafa ter escrito que aquilo tinha fibras, inibia o apetite e ajudava ao emagrecimento.
A Margarida Pinto Correia diz a mesma coisa, no anúncio.
Ora sendo uma menina com 1.64m e menos de 50kg, é óbvio que fiquei preocupada, uma vez que desaparecer do mapa é coisa que não faz parte dos meus planos próximos.

Preocupação infundada.

Aquilo deu-me foi cá uma vontade de comer pão com queijo e marmelada!
… que foi o que fiz, meia hora depois, quando cheguei a casa!!

Wednesday, July 11, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo quarto.

Pataniska, a Palhacita Pisicopata!

E aqui já não faço comentários.

Consigo assustar a gata, o que já é qualquer coisa de glorioso.

A sua frase de apresentação a gatos em geral e a criancinhas incautas é, habitualmente:

“Olááááá…
Gostas de palhaços?
Vamos brincar com o meu lança-chamas?”

(mas isto com um sotaque esquisito, uma vozinha assustadora e aquele olhar esgazeado que o Christian Bale também costuma fazer).

E nada de fotos, ainda...

Tuesday, July 10, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo terceiro.

O Baldomero.

Saído directamente das fornalhas ardentes da Idade Média, é totalmente incapaz de controlar as suas óbvias descargas gasosas, especialmente depois de beber coisas com bolhinhas, tipo guaraná, coca-cola, super bock green, ou até mesmo um vulgar chá de hortelã pimenta.
Solta originais e assustadoras tiradas, que fariam corar o campeão 2007 das "Bocas de Homens das Obras, Calceteiros e afins".
Vencedor da "Taça Turela de Arrotos de Estremecer as Paredes e de fazer a Pensionista do Andar de Baixo Acordar Estremunhada da Sua Sesta" nos últimos 6 anos, consecutivamente, prepara-se agora em grande força para o próximo campeonato, treinando intensivamente as suas técnicas ancestrais e adoptando modernos sistemas de ataque, que o tornam cada vez mais imbatível.
O Luís, por vezes, manifesta um certo receio dele.
Mora no r/c esquerdo, porque tem noites em que só de rastos consegue chegar a casa. É quando bebe dois copitos de Casal Garcia fresquinho.
O Baldomero, tal como as outras pessoas que aqui moram, também gosta de gatos.
Guisados com batatinhas e tiras de pimento assado na brasa a acompanhar… ok, estou a brincar!
O Baldomero não se manifesta: para ele é indiferente, desde que não durmam com a bufa em cima da cara dele, ou que não o apanhem a dormir e lhe urinem nas costas quando estiverem com o cio, tanto lhe faz.
Não se livrou da tatuagem do gato preto assanhado na nádega esquerda.
Infelizmente, no seu caso, teve de ser com um ferro de marcar gado em brasa, que na Idade Média não se conhecem tatuadores de jeito. Pelo menos sóbrios.
Serviu de inspiração a uma célebre personagem de uma blog-novela de acção bastante conhecida, a ver nos links aqui ao lado, nas Linhas Desorientadas.

E olhem, nada de fotos por agora, que o blogger não está para aí virado.
Vamos lá a ver se não é preciso começar a reduzir o número de computadores aqui do espaço net à maneira de coiso e tal...

Monday, July 09, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo segundo.

A Salomé

Mora no 1º esquerdo. Não se importa.
É a babe do sítio.
Usa ganchinhos, brincos fofinhos, gloss, aquelas sapatilhas às cores tipo Floribella e saias com gatinhos e guizos.
Sossegadinha e boazinha, esforça-se por agradar a toda a gente.
Quer salvar o mundo, e acha que é um feito perfeitamente alcançável.
Gosta do cheiro das primeiras gotas de chuva a cair na rua, apesar do André lhe dizer que isso é provocado por um fungo.
Vibra com a Nelly Furtado, a Gwen Stefani, os Reammon, os Fingertips, a Navegante da Lua,…
Também gosta de gatos. Acha-os todos uns fofuskos e tenta amimalhar todos os que lhe aparecem à frente, mesmo que estejam besuntados de óleo de carro e só se consiga ver um par de olhos e uns bigodes.
Na sua infância tinha a tendência de levar para casa tudo quanto era gato vadio, para grande desespero da senhora D. Amélia, sua avó.
Tal como as outras pessoas que moram na minha cabeça, tem também um gato preto assanhado tatuado na nádega esquerda.

Friday, July 06, 2007

As pessoas que moram na minha cabeça. Capítulo primeiro.

É a mais terrível verdade… para quem tem de me aturar todos os dias, é claro!

A Constança.

A primeira inquilina e a que mais dá que falar no prédio todo.
Mora no sótão, por sinal o lugar mais fixe e soalheiro, com uma enorme janela redonda e um agradável terraço, onde a Constança gosta de descansar na sua confortável rede, com um livro (são a sua perdição…) e uma chávena de chá.
A Constança é, por assim dizer, o ácido sob forma humana. Leva a irascibilidade ao auge.
Vê as coisas de forma assustadoramente distorcida e ri com desdém daquilo que, regra geral, aterra o mais comum dos mortais.
Gosta de calças de ganga esfarrapadas em baixo, e veste t-shirts básicas, preferencialmente pretas ou com mensagens de cariz rebelde ou provocatório. Prefere as sapatilhas mais rotas do armário e estende mentalmente o dedo a quem se atrever a pensar um comentário.
Tem saídas que podem, em certos casos, desfazer em cinzas o autor da frase anterior. Um simples olhar ou a sua inequívoca expressão de "Incrível Hulk" podem conseguir o mesmo efeito.
Não tem controlo na sua própria língua viperina, e treina todos os dias para manter ou quiçá superar essa marca audaz.
A Constança está muitas vezes escondida, à espreita, e aparece facilmente depois de um café bem tirado, ou de uma meia de leite de máquina com espuminha.
Segue minuciosamente todas as regras de trânsito, somente pelo prazer supremo de ver os outros condutores a passarem-se dos nervos.
Defende sempre os fracos e os oprimidos, especialmente se for uma luta em que entra a perder e quando os outros lhe dizem que não vai conseguir ir a lado nenhum. Afinal, era tecnicamente impossível o Atlético ganhar ao Porto e vejam o que de facto aconteceu…
Tem dias em que ouve Within Temptation, Moonspell, Him, Bizarra Locomotiva, Rammstein, The Rhasmus, outros de Barry Adamson, Mão Morta, David Fonseca, Nick Cave, Mundo Cão.
É daquelas pessoas que mete os álbuns antigos dos Xutos quando vai no carro, e levanta o volume para acompanhar a "Vida Malvada", sem se importar que os outros corem de vergonha quando ela grita alto e bom som "dormir no carro todo nu em pêlo!".
Gosta de gatos, obviamente. Tem preferência por gatos pretos, ou aqueles rafeirolas pulguentos.
Tem um gato preto assanhado tatuado na nádega esquerda e faz colecção de coisas com gatos, e de mugs, obrigando até a Sininho e o Edu a trazerem uma british mug verdadeira quando foram a Cambridge o mês passado.
A sua perdição, é claro, são mugs com gatos, e é uma desgraça cada vez que vai à Galinha Gorda…

Thursday, July 05, 2007

Carla e Nuno, cena 2: o pessoal da pesada!

Como é óbvio, o Edu foi mexer onde não devia...
Foram logo desligar aquilo...
É uma vergonha...
Meio Luis...



Pedro, a Maf e, lá ao fundo, o Rui e o irmão.



Lá para Setembro, é a vez do Rui ter o pescoço apertado!!



(risadas pérfidas...)











Sininho rules! Só é pena não se conseguir ver as sandálias...





Obviamente, a figura central!!




Carla e Nuno, cena 1: O Ataque do Arroz Maldito!







Wednesday, July 04, 2007

Situações caricatas com certos pensionistas. Parte 1.

Imaginem que trabalham numa Ervanária, na baixa de Lisboa e que, num belo dia de Verão, naquela altura em que um determinado produto natural esteve na berra, estão muito bem atrás do balcão metidas na vossa vidinha.
Imaginem que lhes entra pela loja dentro um pensionista sueco, de calções, barriguinha avantajada, vermelho que nem uma lagosta, com uma barbinha à Pai Natal, bochechas rosadas e olhinhos brilhantes.
O que é que vocês acham que lhes vai acontecer no momento seguinte?
É óbvio!!
O senhor, sem falar uma única palavra portuguesa, e exibindo um sorriso de orelha a orelha, saca de um papelinho que diz, apenas:
"Pau de Cabinda.
Para tesão."

Thursday, June 21, 2007

E depois... os pequenos momentos esquisitos do dia-a-dia...

Estar duas horas estendida na cama, ao sol do fim de tarde, agarrada a um livro que não consigo largar - sim, parece que estou curada do bloqueio à leitura! Ó meu Deus, a desgraça adivinha-se! - espreguiçar-me e esticar os músculos todinhos, como a minha gata... e ficar com uma câimbra no dedo mindinho do pé...

Wednesday, June 20, 2007

A Psicologia dos Contos de Fada - parte 2

Então... mas o "Gang das Picaretas" não eram os sete anõezinhos da Branca de Neve?

Tuesday, June 19, 2007

As pequenas alegrias do dia-a-dia

Foi com gáudio que vi, pela primeira e gloriosa vez, a utilização de um colete de forças nos "Morangos com Açúcar"!

Estão a ficar profissionais, sim senhores!!

Imagino os bastidores daquela coisa! Quantos não terão ficado presos naquilo!!

Friday, June 15, 2007

Os malefícios da Sangria


Amiguinhos:

Se alguém lhes der um papel para a frente e lhes disser: “Olha, lês isto no meu casamento?”, não digam que sim se já tiverem feito 4 brindes de Sangria consagrados a tópicos tipo “Amizade”, “Selecção Nacional”, “Amizade”, novamente e, mais uma vez, “Amizade”.
Há a hipótese dessa pessoa estar feita com o gajo que sugere os brindes, especialmente se ele der pelo nome de Etix!

Por Deus, Carla, eu vou ser a primeira a ler!!!

E cada vez que olho para o papel surgem-me instantaneamente ganas de falar com sotaque brasileiro, porque o raio do padre lá descobriu um texto no Antigo Testamento que mais parece o argumento de uma novela da Globo!!


Ainda sugeri que a tua despedida de solteira tivesse início lá nas festas de S. João, que isto tem de ter um acerto de contas à altura (além de ser uma boa desculpa para ir comer caracóis e, com um bocadinho de sorte, apareciam por lá os Ferro e Fogo, que é sempre animado ver os pais da Sininho escandalizados!), mas lá por Peniche também se arranja, até porque devo passar o dia a aprender sueco e norueguês com putos de 3 anos e já devo levar umas pérolas jeitosas.


Do tipo: "Porra, sujei a porcaria da fralda toda!", em sueco, "Quanto tempo leva o veneno da alforreca a fazer efeito?" em dinamarquês, ou "Quem é que meteu a m**** desta couve de bruxelas na minha papinha?" em holandês.


(Para quem não percebeu ainda, vou passar os próximos meses da minha vidinha no Kids' Club lá do hotel 5 estrelas! Que fashion!Vou desvirtuar aqueles pimpolhos todos!)

Thursday, June 14, 2007

Os Portugueses mais desconhecidos de sempre e etc!

O tópico de hoje na rubrica “Os Portugueses mais desconhecidos de sempre, sendo que muitos deles até foram figuras proeminentes mas nunca ninguém lhes ligou nenhuma, outros só relativamente qualquer coisa, e outros ainda são perfeitos desconhecidos que nunca se cansam de arranjar maneira de tentar andar nas luzes da ribalta” roda à volta desse quiçá maldito tema que é a História de Portugal.
Vou, desta feita, dar a conhecer um pouco melhor aos assíduos e atentos fãs do o blog da moda a personalidade obscura que foi D.Mécia Lopes de Haro, mas de uma forma um pouco parcial, visto que a autora deste blog a acha uma miúda cheia de estilo e carisma, dona de um mau feitio histórico e de um certo nível de má fama.
Além disso, a autora do dito blog tem uma certa tendência irremediável para torcer pelos que são catalogados como “maus da fita”: Capitão Gancho, Maga Patalógica, Darth Vader, Mordred, Mancha Negra e Bafo d’Onça, o Kevin Spacey no “Seven”, a Delfina da “Floribella”. Há pessoas que nascem para ser do contra. Sempre.
Voltando à nossa história, devo dizer que D. Mécia é encaixada na secção dos “Portugueses mais desconhecidos e tal” que têm muito má fama – geralmente acontece a pessoas que não têm pachorra para lamber as botas dos outros, nomeadamente dos cronistas, que foi o que aconteceu a D. Leonor Telles, e quase acontecia a D. Inês de Castro, não fosse haver por aí um gajo que até a achou uma grande maluca e que, por acaso, até sabia escrever.
Ora uma das coisas que lixou seriamente a Mécia foi o facto de ser Castelhana – nasceu em Biscaia, algures entre 1209 e 1215.
Outro dos factos da sua vida que a tornaram mais complicada foi o ser a viúva fresquinha de um outro gajo (castelhano, ainda por cima…) quando o nosso Rei D. Sancho II, o Capelo, lhe achou uma certa graça e quis – porque não, afinal? – desposá-la.
Não era muito habitual um rei desposar uma mulher viúva – a preferência era senhoras mais frescas e viçosas – pelo que a desculpa mais ouvida foi “Ah e tal, ela usou de artimanhas e bruxarias e encantos diabólicos!”
“’Tá bem, abelha!”
O que é facto é que a nossa amiga era filha de um tal D. Diego Lopez de Haro, que tinha fama de ser descendente de uma certa “Dama Pés de Cabra”. Se quiserem verificar, isto consta no “Livro de Linhagens” de D. Pedro, Conde de Barcelos, filho bastardo do Rei D. Dinis. Infelizmente, nunca deitei as mãos a essa pérola.
Outro facto é que a Mécia era, efectivamente, uma rapariga jeitosa e inteligente, algo que deve ter feito muito boa gente ter ficado verde de inveja.

“E o Sancho?”, perguntam, curiosos, os audazes leitores do blog.
O Sancho era um moço assim de pouca fibra, que se viu metido numa série de sarilhos complicados, que lhe caíram em cima todos ao mesmo tempo.
Segundo os historiadores, “provou ser um general capaz e eficiente, mas no campo administrativo mostrou-se menos dotado”.
Há que dizê-lo com frontalidade: o Sancho era um grande choninhas!
De tal forma que há teorias que dizem que D. Mécia foi raptada debaixo das suas barbas por vontade própria, que já não lhe podia aturar as paneleirices!
Isto foi a cereja no topo do chantilly, que fez desabar a já frágil posição do Sancho, que se viu assim obrigado a abdicar em favor do irmão Afonso, que veio lá da Bolonha de propósito e deixou a mulher para trás, mas que arranjou logo outra quando cá chegou e nem avisou a primeira.
Nós temos uma História muito sumarenta, bem vistas as coisas…
O casamento do Sancho e da Mécia foi entretanto anulado, porque descobriram que eles, afinal, eram primos.
Esta desculpa já tinha sido usada antes, e foi usada muitas vezes depois… Os especialistas da área não eram lá muito espertos, mas achavam que os outros ainda eram menos.
Mais valia terem feito um brinde de vinho tinto num copo de estanho e acabavam logo com a chatice de uma vez.

Wednesday, June 13, 2007

Como gerir uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico sem ceder à tentação de os abater todos a tiro de carabina?

Ora aqui está uma questão existencial que desde há algum tempo tem oprimido os espíritos de muito boa gente por este país fora (incluindo áreas insulares e deserto).
Apesar de ter uma licenciatura em Educação e de só apenas há alguns meses ter assumido a função para a qual me formei (numa AEC…), quase posso escrever um livro acerca do tema.
Podem pensar as mentes mais incrédulas: “Ah, e tal, tens pouca experiência!”
Mas garanto-vos, senhores!
Tenho mais que mestrado em técnicas de utilização de sentido de humor mordaz e de respostas sardónicas carregadas de acidez e, quiçá, uma forte tendência para largar à gargalhada cada vez que os pimpolhos se armam em carapau de corrida e pensam que lá por não lhes podermos partir uma cana na fronha - é “anti-pedagógico”… - podem fazer de nós idiotas, ou por simplesmente acharem que somos meio parvos.
Não à frente deles, é claro. Quem se rebola no chão a rir, agarrada à barriga, é uma das pessoazinhas que tenho cá dentro do meu cérebro, e não é nenhum dos Eurónios, que esses já foram todos corridos a chibata de nível um. Quer dizer que é das boas.

E, pelo menos estes meias lecas que conheço, estão bem à altura de um “tu cá, tu lá” mais evoluído neste sentido de tratamento.
Alguns, a princípio, não percebem muito bem, mas logo se habituam.
Obviamente, não têm ainda a mestria de largos anos de prática – e devo dizer que tive cobaias excelentes! – mas o futuro assegura-se-lhes risonho!
Os resultados apresentam-se quase instantâneos.
É sempre agradável começar uma aula com um “O que são iogurtes biológicos?”, e receber um inequívoco e audível “É um iogurte que não é manipulado!”.
Qualquer puto de 7 anos sabe isto.
Os de 9 já são mais rebuscados, e volta e meia saem-se com um “não tem aditivos”.
Afinal, a vida de professor é gratificante!

Professores amigos, ou animadores das AEC’s, invistam num bom futuro: especializem-se em humor negro, e não tenham medo de voos altos!
Ah, e já agora, ouçam música mais pesadota. Nas últimas semanas tenho feito muita planificação ao som do último dos Within Temptation, que o Ruud deu em maluco com a guitarra, mas uns Rammstein também são bons.
No entanto, se quiserem antes ser especialistas em bimbalhice e má educação congénita aconselha-se antes um concerto da Shakira!
Não é, Sininho?


Tuesday, June 12, 2007

E tem dias em que me dá para a poesia medieval...

É Natal, é Natal!

Ó que maravilha!

Se fores buscar água à fonte

Vê lá se tens cuidado com a bilha!


Ó meu Deus, como isto está...

Peniche – 1, Marta – 0

Esta é a altura em que Peniche começa a ganhar pontos.
Estou a morar aqui desde Janeiro e, desde essa altura, o vocabulário a que me habituei prende-se com termos tipo "nortada", "tempestade", "micro-clima", ...
Ou seja, para uma pessoa que gosta do solinho, de estar estendida durante horas na areia de papo para o ar a pôr o sono em dia, de água com temperatura de sopa…isto é uma mudança algo dolorosa.
Bem vistas as coisas, o primeiro dia de praia a que tive direito foi a 7 de Junho. E estou a morar na praia…
Mas devo dizer que tenho vantagens.
A mais evidente é isto estar vazio durante a semana, pelo que ontem, quando excepcionalmente tive direito a um bocadinho da tarde com a chave do meu bolinhas…fui para a ilha!
É uma ilha que não é bem ilha, nos dias de hoje, excepto nas marés vivas de Setembro, mas que é dos poucos lugares aqui onde uma pessoa pode andar a passear sozinha, em sossego, nas falésias, e a ver as gaivotas.
Ontem foi particularmente zen: a maré estava baixa, o mar calmo, a água transparente. Via-se o fundo e, quando nos conseguimos concentrar na ondulação, deixamos de ouvir o resto do mundo, e o "nosso mundo" passa a ser o marulhar das ondas, os guinchos das gaivotas e o assobio do vento.
Mais nada.

Por isso, apesar de ter aviado quase meio litro de sumo de guaraná ao jantar (daquele com bolhinhas, que nos faz arrotar até pelos olhos – mas ao menos fica tudo limpo cá por dentro…),dormi que nem um calhau, coisa que já não me acontecia desde a semana passada.
Pensando bem, aquelas duas meias deleite e o sumo de laranja e guaraná no almoço de Sexta-feira podem ter alguma coisa a ver também…

Monday, June 11, 2007

Um pouco de fé

Os Xutos estão de luto.

Mas, se viram ontem a XXXVII gala dos Tesourinhos Deprimentes, lembraram-se que eles são uns miúdos cheios de força!

Xutos sempre!!

As fotos das Doninhas
















Som, som… Um, dois, um dois…

Ora cá estamos de novo com os ponteiros todos a funcionar e o sistema mais ou menos em alta (os fusíveis é que nem por isso, mas o pessoal até já se habituou a esta espécie de loucura hiperactiva e descontrolada facilmente activada por uma meia de leite bem tirada… - ingerida religiosamente, devo informar!), depois de um bloqueio causado por 154 miniaturas cheias de energia (algumas quase controláveis à base de medicação, outras nem por isso) e por um acesso muito limitado à Internet.
Mas isto deve ser como a caspa e os fungos nos dedos dos pés – a gente pensa que passam, mas depois lá atacam eles em força outra vez.
Vamos lá a ver é se consigo meter as fotos que estão um bocadinho desactualizadas por virtude aqui do sistema andar enguiçado cada vez que eu cá venho, senão o único computador da Biblioteca Municipal de Peniche vai conhecer o profundo significado da nobre expressão “perder a transmontana”, com uns quantos impropérios pelo meio.
Muito bem, já vejo que isto funciona sob ameaça! Estamos a começar bem!

Então vamos abrir com um sincero agradecimento ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Peniche – o meu patrão, até recebi um postalzinho no meu aniversário e tudo! – que além de ter tido a brilhante ideia de trazer Xutos e Da Weasel, ainda permitiu que os funcionários da CMP tivessem direito a bilhetes à borlix!
Um fixe este gajo!
Agora que sou trintona, reparo num singelo pormenor: com os quase 30 anos de carreira que têm os Xutos, e mais inaugurações que o Marcelo Caetano… foi a primeira vez que vi os gajos ao vivo… Sim, a 2 de Junho de 2007.
Devia ter vergonha na cara... Sou deprimente… Meto nojo aos cães… Tenho pulgas…
Ok, já chega!!!

Bem, chegados a 8 de Junho… Da Weasel.
Estes deram logo sinal da sua presença no local muito antes de começar a actuar – de facto, no Largo da Ribeira Velha (atentem nas palavras RIBEIRA e VELHA), na hora da maré baixa… pois é, parecia andar realmente por ali uma doninha malcheirosa…
Felizmente, o cheiro foi logo disfarçado pelo aroma de um dos vários charros que andavam pelo público, o que foi agradável, pois além de anular o cheiro a parte de trás de cavalo que andou a comer enchiladas e que ficou mal da barriga, ainda teve a vantagem de deixar as pessoas assim mais bem dispostinhas…
Para dar uma ideia mais real do ambiente que se vivia no concerto dos Da Weasel, resolvi transcrever uma conversa feita no local com uma pessoa anónima:
“Então o que é que está a achar disto?”
Ao que a pessoa inquirida respondeu: “Isto está fixe, pá, a barraca das farturas ficou vazia, pá, e isso é fixe, pá, que eu vim aqui foi para comer farturas, pá! Estão boas, pá, já vou em 4 e já estou para pedir uma quinta, pá!
(Isto é fictício, é claro! Infelizmente, não foi encontrada nenhuma barraca das farturas. Lá vou ter de voltar à Ritalina…)

Gostaria de aproveitar a ocasião para mandar as melhoras àquela senhora que estava a picar a cebola e que cortou a carótida de um lado ao outro.
Há cebolas que, às vezes, são lixadas!

Já agora, parece que há um novo capítulo na Demanda do Jarro Sagrado, nas Linhas Desorientadas:

CAPÍTULO 4 –O PÍFARO MÁGICO

É só clicar aqui ao lado!

Boa semana!!


E aproveito para esclarecer que não estou obcecada por farturas!
É pelos Pastéis de Belém! Raios, devia ter ido ao 2º!!!

Finalmente, as imagens de Sintra!!

Edu e o tanque que fez um barulho cavernoso pelo Palácio da Vila fora...


O maravilhoso chafariz de pés com a senhora dos enormes seios, certamente com a função de abrir as garrafinhas de mini do sr Rei D. João I...


A maçaneta enguiçada e a Sininho a ir aos arames...




Sintra sob nevoeiro. Sempre!!

Friday, June 08, 2007

Ai!!! A... da minha vida!!!



Ok, ando atrasada, mas os putos têm dado trabalho...

Desculpa lá Peccatum, mas baldei-me ao Paradise... :( Sorry...

Mas fui ver Xutos ;>

E passei a 10 cm de distância do Kalu, na Feira do Livro, no Dia da Criança!!

Não desmaiei. Ainda bem, que foi antes da fartura! Uff!! Isso é que era uma desgraça!!

Lá fui com a Mary Shelley iniciar o puto na mui nobre e valorosa tradição da Sagrada Fartura na Feira do Livro. Só vamos lá para isso... E depois vamos para a banca da Saida de Emergência, ou da Difel, ou da Kalandraka...

E deixei os grifos a ouvir o Carlos Alberto Monuz, lá em Peniche!! Que teacher tão pérfida!! ;>

Tuesday, May 29, 2007

Porque há pessoas que são chibas…

E eu sou uma delas!
É que é mesmo incontrolável! Não consigo evitar!
E o pior acontece quando me junto com pessoas da espécie do Eduardo, que têm, diríamos, uma tendência para fazer das boas.
Para ser honesta, ter a tendência é uma expressão demasiado leve…
… o mesmo não se pode dizer do barulho daquela tampa de madeira a ecoar pelas cozinhas do Palácio da Vila…
Segundo uma testemunha – a Vera (só lá estávamos nós os 3…) – foi “um barulho de acordar os mortos”. Até se deve ter ouvido lá fora!
É óbvio que a vigilante veio logo espreitar…
Ainda nos ocorreu fugir a correr e a gritar, e dizer que aquilo estava tudo assombrado – bem vistas as coisas, até era coisa para pegar… - mas essa ideia surgiu largos minutos depois, quando estávamos já cá fora.
Na altura, adivinhem o que nos ocorreu?
Exacto! Olhar para o ar e disfarçar…
De qualquer forma, fiquem esclarecidos: a dita caixa tem água limpa, não tem sapos, nem trutas, e nem ratos a boiar.

Como não podia deixar de ser, andámos perdidos.
Foi mais andar às voltar, pelo que tenho quase a certeza que vimos tudo. Quase.

Sim, e se virem uma janela que não está em condições, e com a maçaneta pendurada… também foi o Eduardo…

Gostei do chafariz de pés dos aposentos de D. João I, com o repuxo e a senhora dos enormes seios.
Também achei graça à porta que dava para uma discreta escadaria em caracol – a qual não sabemos onde vai dar, e da outra porta, que dá acesso directo… às cozinhas do Palácio!
Moço esperto, o rei!!

Já agora gostaria de deixar o meu protesto – e da Vera, em uníssono!! - pela tal exposição de Agricultura Biológica patente algures em Sintra, da qual só tivemos conhecimento…à hora do telejornal, a ver passar as notas de rodapé… já sentadas num sofá em S. João da Ribeira, a beber um chá e a comer pão com marmelada (biológica!!) e com queijo, no caso de algumas pessoas, ou a bela da sande mista, no caso de outras…
Mas que filhos da mãe!! Custa alguma coisa informar as pessoas?

Raios partam ao blogger mais aos seus problemas técnicos!!
As imagens vão ter de ficar para uma próxima...

Tuesday, May 22, 2007

E a loucura continua...


... desta feita, montanha abaixo!!


Como podem verificar no mais recente capítulo da "Demanda do Jarro Sagrado"!


É só carregar aqui ao lado, nas Linhas Desorientadas!

Monday, May 21, 2007

Reencontro de Irmãos




A realidade atingiu Maria Olegária como um torpedo iraquiano, ao ver nos Gatos Fedorentos desse Domingo a imagem que carregava na mente há mais de duas semanas – a do seu primo Marco António (cujo nome artístico era Marco Paulo), numa fotografia que caira de um velho livro de receitas.
Sim, que todos temos um primo que é um grande artista, e Maria Olegária não era diferente dos outros.
Não podia ser coincidência! No mesmo programa falavam ainda do seu – até então – desconhecido irmão!
Alguma coisa tinha de ser feita! E ela era a única a conhecer a verdade.
Bem se lembrava de ver os dois, gaiatos ainda, a correr pelas veredas, a tropeçar no canteiro dos tomates e a cair nas silvas do Ti Jaquim. Sempre da mesma maneira.
Eram mesmo estúpidos, francamente!!
Mas as linhas do destino trocaram-se, e mandaram estes dois irmãos amantíssimos em direcções diferentes: um para a frente e outro para trás.
O David meteu-se no barquito do Ti Jaquim, perdeu-se na corrente e nunca mais foi visto. O facto de não ter levado os remos é capaz de ter feito diferença.
Escreveu um postal dois meses depois, de uma tal vila de Los Angeles, não sei onde fica, deve ser ali para os lados de Sesimbra, onde começou a fazer filmes, porque gostaram dos seus caracóis negros e do seu ar agreste e abrutalhado. Teve foi de mudar de nome, por fins artísticos, e agora chamava-se David Ass Off, em vez de David Ronaldo.
Ia, em breve, entrar numa série sobre nadadores salvadores da equipa de natação do Benfica, e achava que ia ficar muito famoso por causa disso.
Por acaso, até ficou, mas foi obrigado a fazer muita coisa indecente até chegar ao reconhecimento como actor de qualidade – até o obrigaram a andar com um fato de cabedal justo e a falar com um carro…
O Marco António, com o desgosto de ter perdido o querido irmão no mar, deu para cantar em bares, e desde aí nunca mais foi o mesmo.
Lá percebeu que dar o nome de uma rapariga a uma canção era coisa que até vendia e hoje em dia é tão famoso como o seu irmão, mas os fatinhos à bimbo que usava eram mesmo escolha pessoal…
Maria Olegária lá limpou novamente as lágrimas de emoção ao pano da loiça, beijou as fotografias em convulsões, limpou-lhes o ranho e a baba, e meteu-as no envelope, rezando a Santo António que juntasse em breve estes dois irmãos e, já agora, que lhe mandasse um marido, que já era quase 13 de Junho outra vez e há mais de 40 anos que ela estava à espera…




Wednesday, May 16, 2007

A Psicologia dos Contos de Fada - parte 1

Que mais pode querer uma babe quando as primeiras palavras que ouve de manhã, ao acordar, ainda meio ensonada são: "Passas-me uma camisa?"

A sério, onde teria ido parar a história da Bela Adormecida se o Príncipe tivesse aparecido com esta conversa?...

Monday, May 14, 2007

Wednesday, May 09, 2007

Momento Publicitário no algo desactualizado blog da moda!!


... Sim, são os Fullmoon child!!
Com um tal de Rui Mourão na voz!!
Vai Peccatum!!