Friday, December 29, 2006

O Espírito festivo em alta!! ...já o perdi de vista!

Venho desta feita apresentar alguns provérbios e outras expressões tradicionais – que nós somos um povo muito dado a isso, diga-se de passagem... – em cujo protagonista é o pirum (coloco desta maneira porque é assim que é foneticamente designado em grande parte dos casos, desde pela família do lado da minha tia Maria dos Prazeres que mora nos Arneiros, até às tias da Linha, passando por primos distantes no Alentejo e pela cunhada da sogra da enteada do Ti Jorge Gadanha, que mora no Forno Telheiro e sofre de buço desde os 4 anos de idade).
Relíquias culturais próprias desta época de festa e de união familiar, de cujo final alegremente nos aproximamos, qual o inocente e inchado pirum dirigindo-se resoluto para o cutelo!
Bem... em alguns casos já se foi... Paz à sua alma.

. Quem não tem cão, caça com pirum.
. Grão a grão, enche o pirum o buxo.
. Quem semeia milho, colhe piruns, e tem de os enxotar da horta.
. Pirum escaldado, de água da panela tem medo.
. Em boca fechada, não entra pirum.
. Pirum que saltarica, não está bom da barriga.
. Fia-te no pirum e não corras, especialmente se ele vier a correr atrás de ti.
. Pirum inchado, caldo entornado.
. Puxar a brasa ao seu pirum.
. Nem à noite se confunde um pirum com um pargo.
. Quem espera pelo pirum, sempre o alcança na consoada, a não ser que prefira bacalhau, que isso gostos não se discutem...





A imagem apresentada é uma modesta coincidência e, quem sabe, o mais devotado sonho de muito boa gente...
Até porque não tinha lógica nenhuma, nesta época, fazer um coisa deste tipo sobre o Zé Milho...

Thursday, December 28, 2006

The Rasmus No Fear

Sempre a abrir!!
Muse-Time is running out

e mais outra!!
(Desculpem lá, mas hoje estou para este lado...)
Picture of My Own by FingerTips

De longe, uma das minhas preferidas!!

Momentos na vida real

Estação de Santa Apolónia, 26 de Dezembro, 6.30h da tarde.
O regresso à capital depois das festas natalícias.
Porque é que a maioria das pessoas que saiu do comboio com origem na Covilhã chegou atafulhada com sacos daqueles de ráfia como os que os ciganos levam as calças e as sweats da moda para o mercado, e com vários e indiscutíveis garrafões de 5 litros?

Tuesday, December 26, 2006

Matrix vs Happy tree friends

Ai tanta criancinha que recebeu isto no Natal... Estava misturado com a Heidi e o Nemo, na secção infantil...

Contos de Fadas por Meninas Estouvadas

Era uma vez...
...um sapo!

Este sapo é príncipe de um reino perdido no meio de uma floresta onde as folhas das árvores são cor de laranja e os papagaios arrotam, entre outras alarvidades.
O nosso sapo, quer dizer, príncipe, tem um nome, mas eu não sei qual é.
Ora este príncipe meteu-se desgraçadamente nesta linda “situação” (porque ele não é “naturalmente”, um sapo, quer dizer, não foi assim que a sua mãezinha o deitou cá para fora. Se tal acontecesse dava-lhe logo uma coisinha má, e ela era capaz até de... sabe-se lá...).
Ora voltando à nossa história, este príncipe não é sapo há muito tempo. Ainda só agora se está a habituar a esta vida!!
Antes de ser sapo era príncipe e mais nada!
E o que é que um príncipe faz? A ponta de um corno. E era o que este fazia, além de se entregar ao surf, ao skate, à limpeza dos canos pelos Serviços Municipalizados do reino, à limpeza do fundo das chaminés reais, à costura, à cozinha e à criação de poções mágicas para curar flagelos género brabulhas, êmorróidas, vício na gogagola, entre outros.
E como é que um gajo destes se transforma em sapo?
Isso queriam vocês saber, para depois experimentar aí em casa com a irmã mais nova, o pitufo irritante, o fedelho do 5º esquerdo, a sogra...
O que eu quero dizer é que o nosso amigo ex-príncipe estava no meio de uma fabulosa invenção – a mixórdia repulsora de erupções cutâneas que, no caso de resultar, iria livrá-lo de uma série de trabalhos e chatices, que ele tinha de enfrentar diariamente.
Infelizmente, e para azar do nosso herói, houve algo que correu mal: com a pressa de ter tão precioso bálsamo nas suas mãos (ou melhor, nas suas borbulhas), não foi cuidadoso ao ir buscar o ingrediente secreto na última prateleira do armário mais alto do laboratório, que calhava a estar mesmo ao lado do caldeirão, e as asas de barata caíram com as azeitonas de aranha, e com o nosso infeliz príncipe.
Digo infeliz porque, apesar de inicialmente se pensar que cair em tão grande quantidade de tal benesse pudesse trazer a cura total ao príncipe da nossa história, o certo é que a mistura recebeu também um frasco inteiro de asas de barata, e o vidro do mesmo inverteu todo o efeito positivo que aquela zurrapa pudesse ter.
O azar do nosso príncipe era já lá estar dentro, e ter recebido uma dose industrial daquela mistela horrenda – transformando-se assim em sapo.
Ora o facto de ser um sapo dificultava-lhe bastante a vida – não conseguia fazer sequer as coisas mais simples... E quando lhe apertava a bexiga? Que tragédia!!
O que é que pode um gajo destes fazer numa altura destas? Ligar para a TV Shop!! Foi o que fez o herói da nossa história. Depois de noites intermináveis sem dormir a olhar para a televisão, eis que surge o fabuloso Hantrax – tira-borbulhas, tira-gordura, tira-borbotos, limpa-canos, sabonete anti.herpes genital e fabuloso molho de sopa!!
É claro que este género de coisas tem sempre algo que se lhe diga – nunca são perfeitos.
É certo que o herói do nosso conto já não é sapo, mas também não se livrou das borbulhas......no entanto, parece que ele também não se importa muito...

Wednesday, December 20, 2006

Tem mesmo de ser???


Devem perguntar-se os leitores deste blog (além de mim própria, é óbvio!), porque motivo decido não me debruçar sobre o enigmático e colorido tópico do Natal, quando parece que ele nos rodeia por todos os lados, que nos asfixia e não surge mais nenhum outro assunto que encaixe tão bem como esse.
Porque não cogita a autora sobre vastos temas, como "Coisas que gosto no Natal, coisas que gosto um bocadinho menos e coisas que abomino completamente e que me causam um certo incómodo gástrico", assuntos sobre os quais haveria muito que falar, nomeadamente o passar da tarde da véspera de Natal a fazer doces com a minha mãe e a minha avó, com o meu avô a sorrateirar-se pela cozinha para nos deixar com filhoses a menos nas travessas, no primeiro caso, a minha avó a chibar-se com as prendas antes da data apropriada, no segundo caso, e uma lista um bocadinho maior no terceiro caso.
Nesta lista de infâmias que tenho de testemunhar nesta época pimpilante conta-se o elevado número de Pais Natais nas varandas e janelas deste país. Não gosto dos Pais Natais pendurados! Uma parte de mim desejaria ardentemente, já que estão pendurados, ao menos que fosse pelo pescoço. Assim com a língua de fora e a perna esticadinha. Mesmo enforcadinho! Mas depois vem uma outra parte de mim e dá-me um valente beliscão, que isso é um pensamento maldoso...
Também me causam arrepios e quase fazem espumar da boca os telemóveis que, nesta época do ano, insistem em emitir as maviosas exuberâncias sonoras em tons natalícios - tititi para cá, tititi para lá... é uma lástima... para juntar aos toques da Floribella e da Estrelinha (desculpa lá, Carla...).

Isto tem uma razão de ser: sou do contra!!
Por isso, agora vou falar acerca das características (virtudes, é mais o termo) do magnífico signo Carneiro, e lá para a Páscoa decido-me a falar do Natal!!

Monday, December 18, 2006

Olá...



Bem... isto hoje está um bocado dormente, por isso meto o post do fim de semana amanhã...

De qualquer maneira, lá fui ver o Eragon, que é mesmo muito fixe, apesar de, como é habitual nestas coisas, falharem uns pormenores do livro.

Isto disse a Maf, que só comecei ontem a ler o canhenho...

Guardámos o Arthur para ver durante a semana.

Depois digo mais qualquer coisita...

Friday, December 15, 2006

Gwen Stefany - What You Waiting For

ZÁS TRÁS PÁS CATRAPUM BUM!!!
Kelly Clarkson - Behind These Hazel Eyes

...pois... desvairei e cai do estrado...

Parece que está um bocado frio por aqui...

Mas isto é só para animar este dia de pré-fim-de-semana...
Divirtam-se...

Thursday, December 14, 2006

Mai nada!!!


É que é logo a seguir!!
Tipo... duas horas depois...
Uma espécie de maratona cinematográfica - nós e os putos da zona!!
Não é, Maf?
Vai ser para a loucura!!
E já consegui o raio do livro!! Corri tudo quanto era livraria na Baixa, cheguei 20 minutos mais tarde ao trabalho, mas CONSEGUI!!!
Uéu!! Sou a rainha da colmeia!!

Wednesday, December 13, 2006

PARABÉNS, ELF!!!


Que tenhas um dia mágico e que as fadas te rodeiem!!

Que os teus sonhos se concretizem (ops... não é que acertei...) e que os teus amigos sejam para sempre!!

E um bocadinho doidos, é claro!!
Já viste a sorte? No meio de Dezembro e tens direito a um dia de sol?

Tuesday, December 12, 2006

O filme do Artur

Este!! Este é o filme que não me deixa dormir!!!
Adorei o livro - que veio da secção infantil da Biblioteca Camões... mas nunca mais consegui deitar mão ao segundo...
Encontrei-o, finalmente, este fim de semana, e já o despachei...
Agora... não consigo encontrar o primeiro, para ter a colecção...
É das histórias mais enternecedoras que tenho lido nos últimos tempos - tem aquelas coisas todas malucas da infância, tem magia, tem humor (o Luc é imparável!!), tem o friozinho na barriga, tem livros misteriosos no sótão dos avós, paisagens longínquas...

Mas posso esperar... já estou a contar os minutos...
...e ontem ia tendo um ataque de riso no combóio...

...e depois... vai o Eragon... mas ainda não li...


Ah, e depois, adoro este miúdo!!!

O Borat às voltas pelos U. S. and A.


Bem, lá fui ver o filme. Gostei do urso. E da cena em que ele tentou levar a Pamela enrolada no cobertor.
Era do tipo "O gajo não se ia atrever a fazer isso..." E ele faz.
Muita coragem, sim senhor.
Os americanos revelaram-se, regra geral, doentes.
Os únicos que demonstraram ter um nível mental normalizado foram aqueles considerados pelos "grandiosos americanos" como a "escória da sociedade" - os putos do gang, a meio da noite, naquele bairro de aparente mau aspecto, e a menina de roupa justa e chapéu à cowboy que se divertiu como o caraças na vaca que andava à roda.
Eu também gostaria de ter um urso para assustar os putos parvos que às vezes vejo na rua...

Monday, December 11, 2006

Moonspell - Noddy (Gato Fedorento)

...no carro amarelo...
Boa, Alma Mater, agora já podes apresentar o Noddy Lord of the Darkness ao teu filhote...
Curti a cara de "enforcaram o Noddy" do puto... e os bonecos enforcados... eheheh
tipo... há gatos que são estúpidos...

porém fofinhos...

Um dia na História Mundial

Agora que o Pinochet morreu, o que eu gostava era que ele fosse parar aos quintos dos Infernos, e que lá a sua punição fosse andar de tutu e, às 4 horas da tarde, levar com um ananás pela bufa acima, como acontece ao Hitler.
Isto não é para todos, no entanto.
Por isso, o Cláudio Ramos que deixe de esfregar as mãos!!



Mesmo assim, ainda se pode ver um ou outro aspecto positivo na sua existência (com uma lupa de longo alcance, é claro...) - ao menos, deu a muita gente motivos para lutar por um ideal!

Thursday, December 07, 2006

Só para esclarecer...



Política da casa: não existe.


Este blog vive da anarquia mental da sua autora, que pode querer mudar as regras todas de um dia para o outro, de acordo com certos e determinados factores, como a Lua, o número de gatos com que se cruzou de manhã, o número de gatos pretos que lhe passaram à frente (é que dão sorte!!), as marés, o número de velhas embirrentas no 34, a quantidade de café na meia de leite, a música que venho a trautear, a t-shirt que apanhei à mão, a temperatura do creme do pastel de nata (isto é , se me queimou a língua e impossibilita a comunicação durante um par de dias, ou nem por isso), o desconto no livro que trago da Havaneza, o número de planetas que foras despromovidos nessa semana, as conversas sobre colesterol, fungos, quistos sebáceos ao pé do sutiã, “Ai-ai-a-minha-perna!”, “Eu-só-este-ano-já-fiz-sete-operações-à-minha-úrsula”, “E-já-viste-aquela-malvada-da-Laurinda-que-agora-se-meteu-com-o-marido-da-outra?”, “E-porque-é-que-o-Luciano-ainda-não-disse-à-Letícia-que-não-é-irmão-dela?”, “Ai-eles-na-vida-real-também-namoram”, “Li-na-TV7Dias-desta-semana!”, “Mas-ela-não-andava-com-o-padrasto?”, “Não-não-essa-era-a-Cátia-Sóraia-lá-da-praceta-que-foi-para-o-Luxemburgo-com-o-namorado-da-irmã!”...
Isto para explicar que, mais uma vez, por ter posto aqui no blog cenas do Youtube...desarranjei esta porcaria toda... Raios!!

Wednesday, December 06, 2006

David Fonseca (Gato Fedorento)

Só há um motivo pelo qual eu gostaria de ser uma cantora bué bué famosa:
Era para depois poder partir tudo à maluca, como o David...

Tuesday, December 05, 2006

Para uma Índia que tem andado desaparecida!!



O our Father, the Sky,
hear us and make us strong.

O our Mother the Earth,
hear us and give us support.

O Spirit of the East,
send us your Wisdom.

O Spirit of the South,
may we tread your path of life.

O Spirit of the West,
may we always be ready for the long journey.
O Spirit of the North,
purify us with your cleansing winds.
(Sioux prayer)

Monday, December 04, 2006

Kalluri Vaanil

Fixem este nome!!
Na vanguarda da evolução musical!!
...ou a Pedra Filosofal dos filmes de terror do século XXI!
Saw X, O que para aqui vai de Chicha VII, Sexta Feira 13 XXIV... A partir de agora tudo será diferente!!