Thursday, May 08, 2008

Lição de História que faria chorar o José Hermano Saraiva e também o Menino Jesus.

Mais uma vez, à falta de coisa mais interessante para ver nos outros canais de televisão – animais desventrados, Camilo de Oliveira rebarbado e novela lamechas - , e por verdadeira preguiça em meter um dvd no leitor, lá me dediquei àquela sublime actividade que é jantar a ver o Jorge Gabriel.

Questão da noite: “Qual era o cognome de D. Sebastião?”
Obviamente, toda a gente sabe que era “O Desejado”.

Não por ter sido um jovem garboso, atraente e de boas falas, mas porque o seu pai, D. João, o único filho vivo dos 9 expelidos pela rainha e pelo rei, havia morrido umas semanas antes e era um bocadinho impossível para ele voltar do além para fazer outro filho varão que pudesse assim assumir as suas funções, que era ser herdeiro do trono português.
Nessa altura, estavam todos aos pulos para que D. Joana – a mãe – parisse um rapaz, ou lá se ia a independência nacional para as mãos dos espanhóis (desde 1492 – antes eram castelhanos).
Como o próprio D. Sebastião não teve essas preocupações, lá acabámos nas mãos dos nuestros hermanos (ptchiu...) , de qualquer forma…

Mas, ao olhar para as outras hipóteses dadas, a autora deste fulminante blog correria o risco de ser, ela própria, fulminada por mão divina, ou por mão mais ou menos divina, mas com tendência para a piada parva – falo de S. Pedro, é claro - , visto este ter sido um momento de grande perigo, pois a audaz autora estava, novamente, frente a uma batata cozida!

E porquê?
Porque a sua imaginação distorcida visualizou imediatamente como seria a realidade nesses casos, e pior! Imaginou outros!!

Atentem:

. D.Sebastião, o Desperado – versão mariachi do nosso rei, por Robert Rodiguez, interpretada por António Banderas. A Salma Hayek era dispensada, porque, parece, D. Sebastião não era virado para esse lado.
. D.Sebastião, o Desorientado – penso que este seja o cognome mais verdadeiro, porque o que é facto é que, até hoje, o gajo ainda não voltou lá de Alcácer Quibir.
. D.Sebastião, o Desembaraçado – D. Sebastião a desenrolar os novelos de lã de sua avozinha, D. Catarina de Áustria: “Ó Bibi, ande cá já à sua abuela! Quer levar um estalo?”
. D.Sebastião, o Desgastado – também, depois de tanto novelo e conversa de velha…
. D.Sebastião, o Descascado – só com os amigos! Espera, mas ele não…
. D.Sebastião, o Despistado – novamente prendendo-se com a temática de Alcácer Quibir e a falta de GPS, de um mapa, ou de uma tabuleta na estrada.
. D.Sebastião, o Destrambelhado – porque, dizem as más línguas, o nosso rei era, afinal, uma granda maluca!
. D.Sebastião, o Desinfestado – havia muita pulga, piolho e carraça na altura, e pouco Quitoso. Não imagino como o faria, mas espero que não chegasse ao ponto de usar o pó das pulgas para acabar com os chatos, que parece que isso também arranca a pele. Os chatos é que não…
. D.Sebastião, o Desabotoado – se calhar fico por aqui com as insinuações veladas às preferências amorosas do nosso rei…
. D.Sebastião, o Desalinhado – a cantar Delfins, que coisa mais nacional poderá haver que essa!
. D.Sebastião, o Desarrumado – deu origem à colecção “Anita Badalhoca”, das Edições de Bolso Guttenberg.
. D.Sebastião, o Descafeinado – quando fez publicidade para a Delta, com umas calças de pijama até aos sovacos, como o Markl.
. D.Sebastião, o Descarado – D. Sebastião a encarnar um trolha. Pouco provável…
. D.Sebastião, o Descuidado. Ups…
. D.Sebastião, o Descolado. Versão kalkitos do nosso rei e restante corte. De um lado cristãos, do outro, os mouros, com D. Sebastião a tentar fazer amigos íntimos.
. D.Sebastião, o Desbocado – versão calceteiro.
. D.Sebastião, o Desempregado. Uma versão da sociedade actual.
. D.Sebastião, o Desfocado. Para aqueles dias em que já não conseguia ver nada à frente, nem o estupor da avó!
. D.Sebastião, o Descontado – para ir ao Lidl ou ao Pingo Doce fazer as compras lá para as cozinhas do palácio
. D.Sebastião, o Despenteado – versão Zé Milho do Renascimento.
. D.Sebastião, o Desvairado – versão traveca maluca do Finalmente. O sonho mais profundamente acalentado pelo nosso rei, afinal…
. D.Sebastião, o Desactivado – a realidade, pura e dura.









Ah, como eu gostaria de dominar o mundo do Photo chop...



PS: Novo capítulo da fan fic, ali no Refresco de Limão!

No comments: