Monday, August 13, 2007

Em directo para o mundo!


Preocupada com certas manifestações de desarranjos intestinais por parte de algumas pessoas que, apesar de morarem numa ilha paradisíaca ou numa região montanhosa pacífica e saudável, insistem em comer toda a espécie de porcaria (ou será da idade?), resolvi, excepcionalmente, blogar aqui a receita de um docito tradicional português, que, com um bocadinho de sorte, pode até ser feito com fruta biológica e com sabor verdadeiro.
Em especial para as babes espalhadas por esse mundo fora – Ilha Terceira (o Parque de Diversões por excelência dos Açores), Celorico da Beira-Gare, S. João da Ribeira (ao lado da Ribeira de S. João…), Cartaxo, Southport, Carregado, Newark, Cambridge, Torres Vedras e etc –
UMA COMPOTA DE MORANGOS!!
Cá vai!
Ingredientes:
.1 kg de morangos
.1 kg de açúcar branco
.1 c. sopa de sumo de limão OU o puré de duas maçãs reinetas
Preparação:
Depois de bem lavados, põem-se os morangos numa tigela, alternando-os com o açúcar. Deixa-se ficar assim durante duas horas.
Junta-se o sumo de limão ou o puré das maçãs e leva-se ao lume a ferver durante uns cinco minutos. Volta-se a deixar repousar durante mais duas horas.
Leva-se novamente ao lume durante 30 m. a 1h30m, dependendo da acidez dos frutos.
Começa-se a verificar a consistência passados 15 minutos, passando uma colher pela mistura, para ver se esta se "separa".
Se isso acontecer, retira-se um pouco da compota com uma colher e entorna-se . Se cair em pedaços grossos, está pronta para o teste final.
Para efectuar o teste final, coloca-se 1 c. chá da compota sobre um prato que foi ao frigorífico, deixa-se arrefecer um pouco e pressiona-se ligeiramente com o indicador.
Se atingiu o ponto de consolidação, a compota deverá exibir uma pele que enrugará quando pressionada, ou então, se passar o dedo pela compota, esta não deverá voltar a unir-se.
Se o preparado não estiver pronto, volta-se a deixar ferver, testando de 5 em 5 minutos, até estar pronto. Não deixe ferver em demasiado, ou a fruta perderá a cor e ficará com um sabor a caramelo.
Retira-se do lume, coloca-se dentro de frascos, deixa-se esfriar e tapa-se.

DICAS DOS TAIS DE "PROFISSIONAIS":
. Usar fruta sã, fresca e relativamente madura. Neste último caso, pode depender do gosto. Quem tiver amigos com uma quinta, tem uma grande sorte. Regra geral, as de supermercado não sabem a nada; por isso, levantem-se cedinho e vão até ao mercado lá do sítio onde moram.
. Os doces podem ser misturados com o iogurte natural, utilizados como recheio de tortas, ou até mesmo de bolos.
. Frutas habituais em Agosto: bagas e mais bagas – amoras, framboesas, os últimos morangos, arandos, os primeiros arandos-vermelhos, e ainda damascos, pêssegos, nectarinas, ameixas maduras, maçãs, peras, figos e uvas.
Em suma, divirtam-se!
Eu tenho-me visto aflita para encontrar morangos… Parece que foi tudo raptado por extra-terrestres…

No comments: