Tuesday, June 12, 2007

Peniche – 1, Marta – 0

Esta é a altura em que Peniche começa a ganhar pontos.
Estou a morar aqui desde Janeiro e, desde essa altura, o vocabulário a que me habituei prende-se com termos tipo "nortada", "tempestade", "micro-clima", ...
Ou seja, para uma pessoa que gosta do solinho, de estar estendida durante horas na areia de papo para o ar a pôr o sono em dia, de água com temperatura de sopa…isto é uma mudança algo dolorosa.
Bem vistas as coisas, o primeiro dia de praia a que tive direito foi a 7 de Junho. E estou a morar na praia…
Mas devo dizer que tenho vantagens.
A mais evidente é isto estar vazio durante a semana, pelo que ontem, quando excepcionalmente tive direito a um bocadinho da tarde com a chave do meu bolinhas…fui para a ilha!
É uma ilha que não é bem ilha, nos dias de hoje, excepto nas marés vivas de Setembro, mas que é dos poucos lugares aqui onde uma pessoa pode andar a passear sozinha, em sossego, nas falésias, e a ver as gaivotas.
Ontem foi particularmente zen: a maré estava baixa, o mar calmo, a água transparente. Via-se o fundo e, quando nos conseguimos concentrar na ondulação, deixamos de ouvir o resto do mundo, e o "nosso mundo" passa a ser o marulhar das ondas, os guinchos das gaivotas e o assobio do vento.
Mais nada.

Por isso, apesar de ter aviado quase meio litro de sumo de guaraná ao jantar (daquele com bolhinhas, que nos faz arrotar até pelos olhos – mas ao menos fica tudo limpo cá por dentro…),dormi que nem um calhau, coisa que já não me acontecia desde a semana passada.
Pensando bem, aquelas duas meias deleite e o sumo de laranja e guaraná no almoço de Sexta-feira podem ter alguma coisa a ver também…

No comments: