Friday, October 06, 2006

Relato das férias

Férias!!
Finalmente, a penúltima semana se Setembro! Parece ter demorado séculos a chegar!

Para começar bem, às 8.30 da matina lá fomos à revisão do bolinhas, aka C3, aka Jamie - foi o nome que lhe pus quando fiquei sozinha com ele uma semana, e até lhe canto e tudo!! O que as pessoas fazem quando estão na solidão da condução...

Lá arrancámos direitos a Celorico da Beira-Gare com a ideia de dizer só um Olá... e acabámos por ficar 2 dias, porque a conversa para pôr em dia era muita!!
Como podem calcular... sim, fomos obrigados a lidar com o queijo e o presunto da serra... não há como fugir...
Destaque para as pizzas do Sr Filippo, e o melhor café da zona.

Depois seguimos para Norte - Foz Coa, Pinhão, Sabrosa (não há nada para ver, mas descobrimos uma francesinha que mete as outras a um canto), Vila Real, Lixa, Felgueiras (um lugar verdadeiramente assustador!! Estão a ver aquelas casas típicas dos emigrantes, os mamarrachos? Era tudo assim!! Todas seguidas!! Confesso, eu tive muito medo!!), socorro, onde é que está a entrada para a autoestrada e, finalmente, Valença do Minho!
Descobrimos lá um tal de "Restaurante Vira Milho" - uma homenagem aos Vikings que varrem tudo à frente!!
À tarde, a entrada na Galiza. Parecem simpáticos e educados. Cumprimentam nas portagens! Um único senão - por todo o lado, sinais de incêndio.
Aguardem um post devotado a este assunto, na próxima semana - tirei umas quantas fotos.

Lá seguimos por um estrada sempre a direito, com muita atenção à tabuletas mas, inevitavelmente... perdemo-nos...
Não é só aquele perder de "Oh, que aborrecido, enganámo-nos, temos de sair na próxima.", ... é mais aquele do "C'um catano! Estamos perdidos que nem umas iguanas!!"
Ora quem se lembrou de aparecer nessa altura? O Furacão George, pois claro!! Foi a cereja reluzente no topo do chantilly!! Já não bastava estradas estreitas cheias de vegetação densa, cheias de cruzamentos e sem indicações!! Não!! Ainda tinha de ficar escuro como o breu!! E chover baldes de água em cima!!
Conselho de amigo: se virem no mapa de Espanha aquelas linhas amarelas que parecem estradas... não caiam...
Mas conseguimos chegar a Finisterra!! Uff!! custoso, mas foi!!
Um lugar muito pitoresco e sossegado!! E atentem nesta!! As pessoas cumprimentam-nos!! E não andam a escarrar nos passeios!! E as bermas das estradas são limpas!! Fascinante!!
Lá em cima no farol - que está em obras - encontrámos uns quantos peregrinos, que devem ter ficado um bocado aturdidos quando pusemos Moonspell a tocar. Tinha de ser!! Finisterra!! "Alone at the end of the earth". O Alma Mater dava-me cabo do canastro se não o fizesse, de qualquer maneira - já não bastava ter passado ao lado do Langsuyar e nem sequer ter pedido um autógrafo! Se eu estou boa da cabeça, francamente!!
Lá voltamos de regresso a casa, com passagem por uma estrada ao lado de Santiago de Compostela, que é Gigantesco, em direcção a Celorico da Beira-Gare, e depois de volta ao Ctx, onde demos com um pequeno problema felínico, mas isso fica para outro post!
Olhem as fotos a seguir!!

No comments: