Thursday, October 19, 2006

A importância do leite

Ora, como todos nós sabemos, o pessoal que anda agora na faixa etária dos 20 e tais, 30's (e 30's e tais...) anda para aí a gabar-se que nunca partiu ossinho nenhum, e que andou para aí a colar a pele ao alcatrão de muita ladeira portuguesa através da técnica cair da bicicleta e esfolar-se todo, a cair de árvores e a pendurar-se nos portões e armar-se em Super-Homem, que era um filme muito in na época, ou quando muito, partiu um braço a cair da dita árvore quando estava a construir uma cabana com os primos naquelas intermináveis férias de Verão, ou a cabeça, porque o primo pediu o martelo e a gente amanda para cima e vira-se e nem olha para ver se o outro apanha ou não...
Ora, porque é que isto acontecia? - perguntam-se vocês.
Simples! Ora lembrem-se lá quantos litros de leitinho bebiam por dia? Era uma caneca cheia de manhã, antes de ir para a escola, ou para a galdérice, nas férias, com Cola Cao, que as mães compravam para jogar naquele concurso da banheira do 123, para ver o Carlos Cruz, ou o Succhard Express, que a gente gostava do anúncio do São Bernardo na neve (ainda o ano passado vi este anúncio lá no Festival do Chocolate, em Óbidos), era outra a seguir ao almoço se tivessemos, assim, fingido comer a sopa..., outra ao lanche, depois da escola, ou de andar a correr e a brincar a tarde toda, e tungas, antes de deitar, mais uma caneca cheia de leite quentinho para dormir bem e aconchegado. E sem Floribella!!
Ora o meu irmão mais novo - bem mais novo, para aí uns 16 anos..., ao pequeno almoço, come chocapic. Sem nada, a ver os bonecos, que é para não perder nada.
Nem leite, nem iogurte, nem fruta, nem pão com doce, nem pão com marmelada e queijo... uma lástima...
Na situação escolar actual, é ver os pais a dar aos meninos uma semanada, para comprarem batatas fritas, coca colas e bolicaos ao lanche, quando deviam ser eles a fazer o raio de um lanche aos miúdos, que perdiam para aí uns 10 minutos do Tempo de Viver e que não lhes doia na pele.
E nós não tinhamos metade dos ossos partidos que eles têm hoje, nem metade das doenças - era o sarampo, a varicela, a papeira e os piolhos!
Por isso, se já têm filhotes, ou se estão a pensar nisso, sigam o conselho aqui do nosso amigo e bebam muito leite!!
Só faz é bem!!

6 comments:

JCarvalho said...

Coitadinho do bicho...

Bxana said...

O Succhard Express!!! Como esquecer esse mito? E o Nesquik, cujo animal/simbolo era um canguru! I miss the 80's...:D

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
India said...

Wolf! Mas já te metem publicidade no teu blog?!
Eu sou fã incondicional do LEITINHO!!!!! Já perguntei ao médico e tudo, se não me ia fazer mal aos figados!!!! Ele disse que não, que podia beber os meus 4 copos por dia à vontade!!!!

Vegana da Serra said...

Olha que existem médicos que defendem que os humanos não deviam beber leite, só mesmo quando bébés. E há muito mais gente do que se pensa a ter intolerância
à lactose.

marta, a menina do blog said...

há leite de soja, leite de cabra, leite de arroz, para todos os casos, todas as tolerâncias e todas as manias. e agora, qual é a vossa desculpa?