Monday, July 31, 2006

Não sei de onde veio isto...

(Para se ler com voz aguda e esganiçada, e com pronúncia da zona de Viseu).


Caros xenhores do Programa da Manhã da Antena 3,

Cá extou eu para falar da querida xenhora que é a minha santa mãejinha.
A xenhora minha mãe tem um grande defeito, que é goxtar de xer traveca.
Ela não tem culpa, que ixxo foi um ar que lhe deu numa vez que nós fomos ao Porto, lá muuuito longe, para vender as penas das galinhas que depenámos lá na fazenda a uma casa muito cor-de-rosa, numa ruela escura. A mãe ficou lá dentro bastante tempo, a fazer o negócio.
Para dijer a berdade, tenho de confexxar que axei pouco vulgar a minha mãe xer uma pexxoa que, ao mesmo tempo, tinha uns xeios muito ralos, e demaxiados pêlos nos peitos.
Daqueles axxim, abundantes, muito pretos e encaracoladinhos, até nas coxtas. E nos ombros, que era coixa que a prinxípio me agoniaba um bocado, mas que agora já não tanto.
E era muito dexenbolbida de buço, também, mas ixxo debe xer herético, pois, de família, pois eu também xou uma moça muito prendada nexxe aspecto.
Tirando ixxo, era uma xenhora a quem não xe podia apontar uma coija, pois xempre cuidou muito bem dos xeus dois filhos, eu e o meu irmão Arnaldo, que é manequim em Lixboa, e que desde que fez uma operação no extranjeiro se chama Rebecca Ronalda e até extá a penxar entrar no Big Broder e fajer carreira como cantor de bariedades.
A minha mãe lá tinha a bidinha dela, a conduzir o camião durante quaje todo o ano, enquanto eu tomava conta da noxxa fazenda, onde plantamos umas plantinhas para depois xe bender na tal caja, no Porto. Xão muito berdinhas e biçosas, parexem umas estrelinhas. E bendem-xe muito bem.
Poix tirando então exxe dexaire que é o gosto da minha mãejinha por gostar de xer traveca, pois axo que não tenho axxim mais nada a apontar.
E, quer dixer, nem é bem defeito, até podia xer pior, podia dar-lhe para fazer aquelas coixas como o Castelo Branco, aquelas coixas de xer gay, que ixxo era rajão para ficar até mal bista cá na terra, mas não, é xó ter-lhe dado aquele ar e prontos...


Com os melhores cumprimentos,
Odete Calpúrnia da Conxeixão

No comments: